terça-feira, 28 de abril de 2009

Campeão fecha primeira volta invicto

Jornal de Angola

Anaximandro Magalhães |

Na defesa do título, o 1º de Agosto terminou invicto a primeira volta da última fase do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquertebol, com seis pontos conquistados, fruto de três vitórias em igual número de jogos.
Apostado na reconquista do título, os militares do Rio Seco, orientados pelo português Luís Magalhães “Papa Títulos”, não deram tréguas à concorrência. Vincaram o seu potencial basquetebolístico.
Com um plantel formado por boa parte das principais referências do basquetebol angolano, com realce para Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano e Joaquim Gomes “Kikas”, o 1º de Agosto, agora comandante isolado da prova, fez jus ao seu estatuto. Anulou a vantagem de um ponto de bonificação do arqui-rival Petro de Luanda, por ter vencido a fase anterior.
Apesar de se verificar, nesta altura, algum afrouxamento nas suas exibições, não se sabe se motivados por algum desgaste físico ou pelo quase sentimento de dever cumprido, sobretudo depois de terem conquistado dois dos três troféus já disputados (Supertaça Wlademiro Romero e Taça de Angola), os rubro e negros foram, ainda assim, a equipa que mais fez para merecer a liderança.
Deste modo, o 1º de Agosto que sabe que um eventual desaire pode hipotecar a materialização da revalidação do título, procura encarar as restantes três voltas com a responsabilidade que se impõe.
Depois da boa resposta dada na Taça de Angola, forçando uma finalíssima com os militares, o Petro de Luanda começou a fase final em quebra competitiva. Além do desaire frente ao 1º de Agosto, a equipa de Alberto de Carvalho “Gingumba”, segunda colocada com cinco pontos, foi esmagada pelo Recreativo do Libolo.
Na terceira posição com quatros pontos, os mesmos do representante do Kwanza-Sul, o Atlético Sport Aviação (ASA) espreita um deslize dos candidatos ao título. Carlos Dinis, técnico dos aviadores, aponta o primeiro lugar como objectivo.

Sem comentários: