segunda-feira, 20 de abril de 2009

Basquetebol: Taça de Angola para os militares

(Jornal de Angola)

Anaximandro Magalhães|

Com mérito e grande capacidade de sofrimento, o 1º de Agosto conquistou ontem a Taça de Angola seniores masculinos de basquetebol, após derrotar o Petro de Luanda, por 89-87, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela.
Os militares tiveram de jogar até ao limite das suas capacidades e tirar proveito das inúmeras perdas de bola no ataque do seu opositor, para chamar a si o triunfo. Foi uma vitória conquistada no pormenor.
Numa primeira parte de jogo aquém das expectativas, o 1º de Agosto saiu a vencer ao intervalo por 46-37, graças ao seu maior poderio ofensivo e ao cortejo de falhanços defensivos dos petrolíferos.
Equiparados na maneira como abordavam a partida, rubro e negros e tricolores melhoraram substancialmente na etapa complementar, com sinal mais para a formação do Eixo Viário, que venceu o terceiro quarto por 25-14.
Em vantagem por 65-60, no derradeiro quarto, o Petro de Luanda não conseguiu resistir ao génio de Miguel Lutonda, que sofreu uma falta na linha dos três pontos. O base militar converteu os lançamentos a que teve direito.
Estimulados, os militares acreditaram e igualaram o marcador em 65-65. Com uma equipa mais experiente, os campeões nacionais souberam, a 1:17 minuto do fim, altura em que o marcador registava 83-82 a seu favor, gerir a posse de bola no ataque.
Os agostinos fecharam bem as linhas de passe, circularam melhor a bola e atacaram o cesto nos 18/20 segundos. Os petrolíferos só se podem queixar de si mesmos, pois dispuseram de soberanas oportunidades, na linha dos lances livres, para dilatar o resultado e vencer o encontro.
Dos 36 arremessos, o Petro converteu 18, um aproveitamento de 50 por cento, ao contrário do seu arqui-rival, que das 42 oportunidades de que dispôs marcou 33 (79 por cento).
Nos lançamentos dos dois pontos, dos 31 tentados, o 1º de Agosto converteu 22, um total de 71 por cento. Na linha dos três pontos, em 20 tentativas encestou apenas quatro, 20 por cento.
Heshimo Evans, poste dos tricolores, voltou a ser o melhor marcador do jogo, com 23 pontos, em 36:52 minutos. Por banda do 1º de Agosto destacou-se o base Miguel Lutonda, que em 32:38 minutos, marcou 19 pontos e fez quatro assistências.

Sem comentários: