quarta-feira, 28 de abril de 2010

1º de Agosto vence Libolo e garante primeira posição da fase de grupo

27-04-2010 22:34

Basquetebol


Angop

1º de Agosto (vermelho) vence Libolo na fase de grupos do nacional

Luanda - 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão do Rio Seco, o Recreativo do Libolo por 95-85 e garantiu a primeira posição do grupo A, na segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI-BASKET).

Deste modo, a uma jornada do final desta fase, os "militares" consolidam a liderança e serão bonificados com um ponto extra na "final four", independentemente do desfecho da partida diante do Petro de Luanda na última ronda.

Esta noite o pavilhão do Rio Seco albergou o encontro entre as duas únicas equipas invictas e com os planteis mais equilibrados do nacional. No entanto, o 1º de Agosto impôs todo seu poderio táctico e técnico, para ultrapassar um adversário difícil, e mereceu a vitória.

Os "militares" muito cedo começaram a " construir" o resultado a seu favor e no final do primeiro quarto venciam por 11 pontos de vantagem (29-18).

No período seguinte os pupilos de Luís Magalhães marcaram 21 contra 22 sofridos e foram para o intervalo com mais 10 pontos que o adversário (50-40).

Na ocasião, os veteranos Carlos Almeida (base-extremo) e Miguel Lutonda (base) se destacavam com 10 e sete pontos cada. Os dois atletas fizeram a geriram a posse de bola da equipa e optaram quase sempre pelo lançamento exterior.

Na formação do Kwanza Sul apenas o poste norte-americano Reggie Moore, com oito pontos e seis ressaltos, e o extremo Carlos Morais (5/3) tentavam contrariar as acções dos "rubro-negros".

Enquanto Olímpio Cipriano, que regressava ao Rio Seco, onde foi várias vezes campeão, estava "invisível" apesar da expectativas criada.

Os períodos seguintes foram muito equilibrados, com o 1º de Agosto a gerir a vantagem e o Libolo a tentar dar a volta ao resultado.

No terceiro quarto, o conjunto orientado por Raúl Duarte venceu por 25-22, mas voltou a perder no último por 23-20, fixando o resultado final em 95-85 a favor dos "militares".

Com 20 pontos, Carlos Almeida foi o melhor marcador, seguido de Miguel Lutonda com 17. Milton Barros e Reggie Moore, com 16 e 15 pontos respectivamente, foram os melhores cestinhas do Libolo.

Com arbitragem de Fernando Pacheco e Carlos Júlio as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (03), Armando Costa (15), Adilson
Baza (00), Mário Correia (08), Kikas Gomes (12), Felizardo Ambrósio (09),
Vlademir Ricardino (02), Francisco Jordão (09), Adolfo Quimbamba (00), Carlos
Almeida (20), Miguel Lutonda (17), Yanick Moreira (00).

Técnico: Luís Magalhães

Libolo: Domingos Bonifácio (04), Sílvio Lopes (00), Olímpio Cipriano (08),
Carlos Morais (14), Gerson Monteiro (09), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo
(10), Abdel Gomes (00), Omar Peterkins (09), Reggie Moore (15), Feliciano
Camacho (00), Milton Barros (16).

Técnico: Raúl Duarte

Sem comentários: