sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de Agosto e Petro "batem-se" no "Rio Seco"

29-04-2010 19:52

Luanda - O 1º de Agosto recebe sexta-feira, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, no fecho da fase de grupos do campeonato nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI-BASKET), encontro que se pode considerar “para cumprir calendário”, uma vez que ambos os conjuntos já estão apurados para a final four.

Os “militares” estão na primeira posição com nove pontos e os “petrolíferos” na terceira com menos dois e independentemente do resultado, têm garantida presença na fase final, onde o 1º de Agosto vai beneficiar de um ponto devido a prestação nesta fase de grupos.

Por sua vez, o Petro tem poucas possibilidades de ascender na tabela classificativa, uma vez que o Libolo, segundo com sete pontos, defronta o Promade de Cabinda, adversário teoricamente acessível.

No entanto, uma vitória dos “tricolores” vai quebrar a invencibilidade dos “rubro-negros”, o que pode constituir motivo suficiente para os comandados de Alberto Babo se esforçarem na “luta” pelos dois pontos.

Os “militares” são favoritos pelo facto de possuírem mais argumentos técnicos e opções nos vários sectores. O Petro de Luanda ainda se debate com algumas dificuldades na posição extremo, onde Fernando Albano e Francisco Horácio não têm dado conta do recado, numa altura em que o “veterano” experiente Victor de Carvalho está lesionado.

Neste capítulo, o d’Agosto está melhor, pois Filipe Abraão, Mário Correia e Adolfo Quimbamba têm correspondido. Outro pormenor importante tem sido o jogo exterior, “campo” em que os campeões nacionais levam vantagem.

Miguel Lutonda, Mário Correia, Carlos Almeida e Francisco Jordão são as principais referências nos lançamentos dos 6,25 metros da formação “rubro-negra”, e foram decisivos na maior parte dos jogos está temporada, ao contrário dos “triplistas” do “Eixo-viário”.

Os desafios entre as duas equipas têm sido marcados por bom espectáculo e algumas vezes por surpresas em termos de resultados, pelo que nada melhor do que aguardar pelos 48 minutos.

(Angop)

Sem comentários: