sexta-feira, 20 de março de 2009

II Fase do Campeonato Nacional de Angola começa hoje

Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA) disputam, hoje às 19h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, a partida de destaque da primeira jornada da fase de grupos da série A, da XXXI edição do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol.
Para a mesma ronda, o calendário reserva ainda os aliciantes Recreativo do Libolo-Promade de Cabinda, às 16h00 também no Gimnodesportivo, e 1º de Agosto-Interclube, às 18h00 no Pavilhão do CODENM.
O desafio desta noite, que opõe o terceiro classificado ao quarto da fase regular, Petro e ASA, faz subir a tensão no balneário das duas equipas, numa etapa em que vencer é determinante para somar o maior número de pontos e garantir a passagem à última fase da prova, a chamada “Final Four”, final a quatro, sem precisar de no final das contas ficar dependente da máquina calculadora.
Com uma vitória para cada lado na fase regular, o confronto entre petrolíferos e aviadores têm um objectivo único: conquistar os dois pontos.
Fazendo fé nos últimos confrontos entre os dois conjuntos, o equilíbrio esteve sempre presente do primeiro ao último quarto. Hoje, certamente, que o cenário volta a repetir-se. Assumidos candidatos ao título, os tricolores às ordens de Alberto de Carvalho “Ginguba” têm a obrigação de fazer diferente da fase regular, durante a qual averbaram quatro derrotas.
Apesar de ter na sua equipa jogadores mais capazes tecnicamente, os petrolíferos perdem para os aviadores, menos dotados tecnicamente, no jogo do “puzzle”, onde fazem do rigor táctico a sua arma de eleição para suplantar os adversários.
As hipóteses de vitória estão repartidas em cinquenta por cento para cada lado. Quem assistir ao jogo tem, certamente, como bónus momentos de basquetebol de elevada qualidade, num despique entre a segunda e a terceira maior força do basquetebol angolano.
No primeiro jogo, o Libolo, que na fase regular protagonizou surpresas ao vencer os grandes da prova, assume-se como favorito à vitória, embora se depare com uma forte oposição do Promade, equipa que nunca baixa os braços.
Relativamente aos militares, a vitória é praticamente um facto consumado. Os Polícias não têm estofo para beliscar os intentos dos campeões nacionais e continentais em título.
Na série B, o calendário reserva as seguintes partidas: Cduan-Embondeiro de Viana (16h00, no pavilhão anexo), Desportivo da Huíla-Sporting de Luanda (17h00, na Huíla), Universidade Lusíada-Vila Clotilde (16h00, no pavilhão 28 de Fevereiro).

Sem comentários: