sexta-feira, 5 de março de 2010

Angola acolhe torneio internacional Compal

Luanda - Um torneio internacional de basquetebol, denominado Taça Compal, terá lugar de 2 a 4 de Abril, em Luanda, com a participação das equipas séniores masculinas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Lisboa e Benfica e Ovarense, vencedores dos campeonatos nacionais e taças dos dois países.

O facto foi dado a conhecer hoje, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, realizada na Federação Angolana de Basquetebol, pelo presidente da federação portuguesa da modalidade, Mário Saldanha.

A prova visa, entre outros objectivos, dar maior competitividade aos participantes, em particular as equipas portuguesa, uma vez que Angola é a selecção mais titulada do continente e tem presença regular em campeonatos do mundo e jogos olímpicos.

A primeira jornada vai opor as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e Petro de Luanda, finalista vencido da Taça, no pavilhão principal da Cidadela, e Benfica, campeão nacional português, e Ovarense, vencedor da taça, no mesmo recinto.

Para além de troféus, os participantes vão beneficiar de dez mil euros, para o primeiro classificado, cinco para o segundo, quatro para o terceiro e três para o quarto classificado.

O responsável deu a conhecer a possibilidade de as selecções sub-16 dos dois países, em ambos os sexos, preencherem também a agenda deste torneio de periodicidade anual, cujas próximas edições poderão ser alargadas aos demais países de língua portuguesa.

A competição fará parte do calendário de provas dos dois países.

As equipas do Benfica e Ovarense chegam dia 31 de Março a Luanda, juntamente com três árbitros internacionais do seu país.

Sem comentários: