domingo, 28 de março de 2010

D'Agosto 103 x Cabinda 87

A contar para a última jornada da primeira fase do Campeonato Nacional BAI basket 2009/10, concerteza a primeira fase mais longa de sempre (teve início em Setembro e termina em 06 de Abril), a equipa militar venceu num jogo complicado a equipa do Cabinda.
A equipa de Cabinda tem feito um campeonato com alguns alto e baixos. Nos altos podemos e devemos destacar as duas vitórias conseguidas frente ao candidato ao título, Libolo, o principal baixo será concertexa a falta de comparência averbada devido ao mau comportamento do público no jogo com o ASA, que não acabou...

Por períodos:

1º 33 - 20;
2º 25 - 27;
Intervalo: 58 - 47;
3º 22 -21;
4º 23 - 19;
Final 103 - 87.

Destaques:Carlos Almeida 25 valores, Kikas 24 valores, Jordão 16 valores, Armando 12 valores e Miler 11 valores.

sábado, 27 de março de 2010

Os Mais com o Imbondeiro

 

Hoje há jogo

Hoje Sábado 27/03/2010 pelas 18h00 jogo D'Agosto x Cabinda, a contar para a derradeira jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional BAI Basket 2009/2010.

D'Agosto 173 x Imbondeiro de Viana 54

Mais um jogo sem qualquer história, tal a diferença de basquetebol praticado pelas duas equipas.

Por períodos:
1º 43 - 18;
2º 43 - 15;
Intervalo 86 - 33;
3º 41 - 10;
4º 46 - 11.

No âmbito da rotação de jogadores convocados, o Kikas e o Mário Correia treinaram da parte da manhã, tendo ficado de fora dos convocados para o jogo da tarde.
O Miler com sintomas de gripe também não jogou.
De realçar o seis afundanços feitos no decorrer do jogo pelo ex-júnior Yanick Moreira.

Destaques: Vlad e Jordão com 33 valores, Armando Costa com 31 valores duplo (18 pts) duplo (10 assistências) e Carlos Almeida 24 valores.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Libolo e Petro lutam pelo segundo lugar do nacional

Angop

Jogo entre Libolo (azul) e Petro de Luanda (arquivo)

Luanda - As equipas do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda, separadas por dois pontos, disputam sábado, no pavilhão da Cidadela, o segundo lugar da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol (BAI Basket).

Em caso de vitória, os "tricolores" poderão garantir praticamente o segundo lugar nesta fase da prova, ao passo que uma derrota deixa o seu adversário apenas a um ponto e menos um jogo, uma vez que o Petro de Luanda disputou antecipadamente o desafio da última jornada frente ao Imbondeiro de Viana devido à Taça Compal.

O encontro entre o segundo classificado com 36 pontos (Petro de Luanda) e o terceiro com 34 (Libolo) marca também o reencontro de Carlos Morais e Milton Barros com o Petro de Luanda onde conquistaram vários troféus. O primeiro já defrontou o seu antigo clube, na primeira volta, ao passo que para o segundo será a primeira vez.

Além dos dois atletas, o encontro parece ser entre duas formações petrolíferas, tendo em conta o facto de os principais jogadores da formação do Kwanza Sul terem sido campeões nacionais pelo Petro, nomeadamente Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Luís Costa.

A este lote junta-se Olímpio Cipriano, detentor do prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2008 (2009 não ouve eleição), e os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, que compõe o lote de jogadores utilizados nos encontros de destaque do Libolo.

Apesar de ambas estarem ainda em condições de terminar a primeira fase na liderança, as probabilidades são poucas, uma vez que os militares, lideres com 39 pontos, vão defrontar adversários teoricamente inferiores (Imbondeiro de Viana, Promade de Cabinda) e dificilmente perderão.

O desafio entre Libolo e Petro de Luanda é aguardado com muita expectativa por tratar-se de uma partida de resultado imprevisível entre duas formações do mesmo nível técnico, com plantéis que se equiparam e candidatas ao título, embora a direcção da formação do Kwanza Sul aponta apenas o pódio como objectivo.

Sexta-feira, antes do desafio entre si, as duas equipas vão disputar os encontros da nona ronda do nacional. O Petro de Luanda recebe o Interclube no pavilhão da Cidadela e o Libolo desloca-se ao 28 de Fevereiro para enfrentar a Universidade Lusíadas.

Cartaz completo da dupla ronda do final de semana:

Sexta-feira:
1º de Agosto – Imbondeiro de Viana
Lusíadas – Recreativo do Libolo
Petro de Luanda – Interclube
Sporting de Luanda – Desportivo da Huíla
Vila Clotilde – CDUAN
ASA – Promade de Cabinda

Sábado:
1º de Agosto – Promade de Cabinda
Imbondeiro de Viana – Universidade Lusíadas
Libolo – Petro de Luanda
Interclube – Desportivo da Huíla
Sporting de Luanda – Vila Clotilde
CDUAN – ASA

quinta-feira, 25 de março de 2010

Fim da 1ª fase do Nacional

Com a realização das duas últimas jornadas nos dias 26 e 27 de Março, chegamos finalmente ao fim da 1ª fase do Campeonato Nacional de Basquetebol BAI Basket 2009/10.
Provavelmente a duração da 1ª fase nesta época será um recorde mundial. Recorde-se que a competição esteve interrompida em Dezembro devido ao Natal e à presença do Petro e do D'Agosto no Campeonato Africano de Clubes Campeões realizado no Rwuanda. Após essa interrupção seguiu-se a paragem devido ao CAN de futebol realizado em Angola, depois foi a greve de árbitros... de referir que o D'Agosto e Petro erminam este fim de semana, mas as outras equipas só fazem a última jornada na próxima 6ª feira.

Os jogos mais importantes são realizados no Sábado e opõem o Libolo ao Petro e o D'Agosto ao Cabinda.

Amanhã 6ª feira dia 26/03/2010 pelas 18h00 D'Agosto - Imbondeiro de Viana.
Sábado dia 27/01/2010 pelas 18h00, D'Agosto x Cabinda.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Os Mais com a Un. Lusíada

 

Promade e Libolo no destaque dos quartos de final da Taça de Angola

Angop

Luanda - O jogo entre o Promade de Cabinda e o Recreativo do Libolo, para os quartos de final da Taça de Angola em basquetebol, é o destaque da fase nacional da competição a ser disputada nos dias 13 (1ª mão) e 16 (2ª mão) de Abril.

De acordo com o sorteio realizado hoje na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), A formação de Cabinda joga primeira mão em casa no pavilhão do Sporting local às 18 horas.

O encontro entre ambas passou a ser destaque no basquetebol angolano pelo facto do Libolo, equipa que mais se reforçou nos últimos dois anos e candidata ao título, ter perdido no Campeonato Nacional diante da equipa orientada por José Carlos Guimarães.

Nas duas mãos da presente edição do nacional (BAI Basket) o Libolo averbou duas derrotas frente a um adversário teoricamente inferior.

O 1º de Agosto, detentor do troféu, recebe na primeira mão o Desportivo da Huíla, o Petro de Luanda defronta o Interclube e a Lusiadas o Atlético Sport Aviação (ASA).

Cartaz completo dos quartos de final:

Petro de Luanda - Interclube
1º de Agosto - Desportivo da Huíla
Universidade Lusiadas - ASA
Promade de Cabinda - Recreativo do Libolo

terça-feira, 23 de março de 2010

Sorteio da Taça de Angola 32ª Edição

Foi realizado hoje dia 23 de Março pelas 16h00 na sede da Federação o Sorteio da Taça:

Eliminatória A: D'Agosto - D. Huila
Eliminatória B: Promade - Libolo
Eliminatória C: Petro - Inter
Eliminatória D: Lusíada - ASA

Meias Finais:
Vencedor A x Vencedor D
Vencedor B x Vencedor C

Os 1/4 de final jogam-se a 13/04 e 16/04

Lusíada 61 - D'Agosto 103

Mais uma jornada mais uma vitória gorda.
A equipa militar foi ao campo do Inter defrontar a equipa da Universidade Lusíada, a contar para a 22ª e última do Campeonato Nacional BAI Basket de Angola.
Miguel Lutonda e Vlad ficarm na bancada a descansar. Assim os três ex-júniores tuveram oportunidade de desenvolverem o seu basquetebol.
Por períodos:

1º 20 - 29;
2º 14 - 30;
3º 21 - 32;
4º 15 - 31.

Como o objectivo definido era tentar não sofrer mais de 60 pontos, podemos considerar que foi praticamente atingido.

Destaques: Kikas e Jordão 31 valores, Miler 21, Armando Costa 20 valores e Mário Correia 10 valores.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Kikas desequilibra na vitória do 1º de Agosto sobre o Libolo

Luanda - O 1º de Agosto conquistou sábado uma importante vitória no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI Basket), ao vencer, no pavilhão da Cidadela, o Recreativo do Libolo por 85-81, com 23 pontos de Kikas Gomes.

O poste de 2,02 metros foi fundamental na vitória dos “militares” sobre um adversário recheado de “estrelas” e que se tornou num dos candidatos a conquista do título nacional.

O MVP das duas últimas edições do Campeonato Africano (Afrobasket), 2007 e 2009, esteve imparável na “luta” em baixo da tabela tanto a defender como a atacar.

Anulou os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, postes da formação do Kwanza Sul, que diversas vezes alternaram a sua marcação, mas sem sucesso.

Com 36 minutos, Kikas foi o jogador mais utilizado dos “rubro-negros” e também o melhor ressaltador da sua equipa com sete, sendo cinco defensivos e dois ofensivos.

Olímpio Cipriano, que esta temporada trocou o 1º de Agosto pelo Libolo, foi o melhor marcador da formação orientada por Raúl Duarte, com 17 pontos, e apenas no último período conseguiu se impor, depois de três quartos sem “brilho”.

Deste modo, o 1º de Agosto soma 37 pontos na primeira posição e fica próximo de terminar a primeira fase do campeonato na primeira posição a três rondas do final. O Libolo, com 34 pontos, está na terceira posição com os mesmos pontos que o Petro de Luanda no segundo posto.

O encontro, referente a oitava jornada do BAI Basket, correspondeu as expectativas apenas na ponta final, uma vez que os “militares” dominaram os três primeiros períodos e quase sempre com uma vantagem de 15 pontos. Além de Kikas, Miguel Lutonda (16 pontos) foi outro dos destaques da partida ao exibir-se com lançamentos longe dos habituais 6.25 metros.

No último quarto o Libolo despertou e foi “buscar” uma desvantagem de 15 pontos, tendo inclusive empatado a partida a 43 segundos do fim (81-81). Cipriano, que havia marcado apenas dois pontos no primeiro período e quatro no terceiro, apontou 11 no último.

Mas os “militares” conseguiram gerir melhor o tempo de posse de bola e foram mais eficazes, tendo concretizado os dois ataques seguintes, ao contrário do adversário que não teve calma suficiente para fazê-lo, deixando o resultado final em 85-81 para os campeões nacionais.

As equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (11), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (00), Carlos Morais (15), Walter Monteiro (02), José Carvalho (00), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo (02), Omar Peterkins (11), Reggie Moore (14), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (09).

Treinador: Raul Duarte

1º de Agosto: Filipe Abraão (05), Armando Costa (08), Adilson Baza (00), Mário Correia (10), KIkas Gomes (23), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (05), Adolfo Quimbamba (02), Carlos Almeida (00), Miguel Lutonda (16), Islando Manuel (00).

Treinador: Luís Magalhães

Resultados parciais: 17-27, 31-49 (intervalo), 51-63, 81-85 (final).

1º de Agosto aplica "chapa cem" ao Interclube

Luanda - O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão do Rio Seco, o Interclube, por 122-70, na partida de destaque da sétima jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (BAI Basket)., com 59-34 ao intervalo.

Os “militares”, que venciam já ao intervalo, por 59-34, foram superiores em todos os aspectos, tendo conquistado 41 ressaltos contra 28 do adversário, 17/10 nas assistências, 20/19 nas recuperações e 24/42 nas faltas cometidas.

A vitória de 52 pontos de diferença não sofre qualquer contestação, já que os “rubro-negros” conseguiram neutralizar a linha ofensiva dos “polícias” e tirar proveito da inexperiência dos seus atletas que encontraram muitas dificuldades para travar Vlademir Ricardino (18 pontos) e Miguel Lutonda (16) melhores marcadores do encontro.

Apesar dos reforços, com destaque para Victor Muzadi e Frederick Gentry, o Interclube não foi adversário a altura dos campeões nacionais e africanos que contam com um conjunto mais homogéneo e melhor dotado técnica e tacticamente.

Sábado, para a oitava jornada do nacional, os “militares”, lideres com 35 pontos, defrontam o Recreativo do Libolo no destaque da ronda. A formação do Kwanza Sul, segunda classificada com 33, venceu hoje o Imbondeiro de Viana, por 137-42.

As equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (10), Armando Costa (14), Adilson Baza (06), Mário Correia (12), Kikas Gomes (08), Felizardo Ambrósio (08), Vlademir Ricardino (18), Francisco Jordão (08), Adolfo Quimbamba (04), Carlos Almeida (13), Miguel Lutonda (16), Islando Manuel (05).

Interclube: Wilson Da Mata (09), Edson Ferreira (05), Victor Muzadi (04), Edmundo Ventura (02), Michel Santos (02), Jorge Tati (08), Frederick Gentry (13), Sérgio Correia (03), Yubi Major (00), Francisco Machado (07), Joaquim Xavier (05), Euclides Camacho (12).
Angop

sábado, 20 de março de 2010

Os Mais do Inter

 

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cipriano reencontra 1º de Agosto no Nacional

ANGOP

Luanda - O Recreativo do Libolo recebe sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o 1º de Agosto, em partida da oitava jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket), com destaque para o reencontro de Olímpio Cipriano com os seus antigos companheiros.

Depois de cerca de oito anos ao serviço do 1º de Agosto, onde conquistou, entre vários títulos, duas Taças dos Clubes Campeões de África, o extremo Olímpio Cipriano transferiu-se para a formação do Kwanza Sul que esta temporada almeja o pódio, depois de ter falhado no ano passado, época em que se classificou na quarta posição.

Cipriano, que não jogou na primeira volta quando a sua equipa perdeu, por problemas burocráticos, é uma das principais referências do basquetebol angolano, tendo conquistado já dois títulos de jogador mais valioso do campeonato nacional (MVP).

Os “militares”, líderes do campeonato com 33 pontos, perdeu apenas um jogo na presente edição, ao passo que o Libolo, terceiro com 31 pontos, já averbou três derrotas, sendo a mais recente no último fim-de-semana frente ao Promade de Cabinda, por 67-73.

Tendo em conta os reforços, Milton Barros e Carlos Morais que, além de Olímpio Cipriano, se juntaram a Leonel Paulo, Luís Costa e Domingos Bonifácio, todos campeões africanos pela selecção, o Libolo, no qual integra ainda o norte-americano Omar Peterkins, é apontado como um potencial candidato à conquista do titulo nacional.

No entanto, a equipa, que efectuou um estágio em Tenerife (Espanha), ainda não está a produzir o esperado, pois as exibições das suas "estrelas" ainda não corresponderam as expectativas, embora um ou outro esteja a se destacar.

Por sua vez, o 1º de Agosto, além de Cipriano, perdeu o base-extremo Mayzer Alexandre, emprestado ao ASA, mas reforçou-se com o extremo cabo-verdiano Mário Correia (ex-Promade de Cabinda). De resto, o plantel é quase o mesmo dos anos anteriores, onde despontam os experientes Miguel Lutonda, Kikas Gomes e Carlos Almeida.

Para este encontro os "rubro-negros" não vão contar com o extremo-poste Rodrigo Mascarenhas, lesionado, mas ainda assim são favoritos pelo facto de possuírem mais argumentos tácticos e técnicos que o seu adversário.

Antes, sexta-feira para a sétima ronda, o 1º de Agosto defronta o Interclube no pavilhão 28 de Fevereiro, ao passo que o Libolo visita o Imbondeiro de Viana, no pavilhão anexo à Cidadela.

Miguel Lutonda

Miguel Lutonda punido com jogo de suspensão

Luanda - O jogador da equipa de Basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto Miguel Lutonda foi punido com jogo de suspensão, por ter sido desqualificado da partida frente ao Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto, referente ao Campeonato Nacional.

De acordo com um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol chegado hoje, quarta-feira, à Angop, o atleta deverá pagar uma malta equivalente em kwanzas a 60 dólares.

O documento refere que foi igualmente punido o oficial de mesa Manuel Almeida com oito dias de suspensão por ter faltado ao jogo Universidade Lusíada/Atlético Sport Aviação (Asa).

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Formação de Treinadores continua...

Hoje, 2ª feira dia 15 de Março, a formação será ministrada pelos treinadores Afonso Silva e Garcia Domingos, que vão apresentar um plano de treino e o plano táctico para o escalão de iniciados.

Programa da Semana

2ª feira treino às 10h00 e às 17h00
3ª feira treino às 10h00
4ª feira treino às 10h00
5ª feira Treino às 10h00
6ª feira treino às 10h00 e jogo às 18h00 Jogo Com o Inter no Codem
Sábado Treino às 10h00 e jogo às 18h00 Jogo com o Libolo na Cidadela.

Sportig de Luanda 70 - D'Agosto 95

Mais um jogo cuja única curiosidade possivel era a de saber qual a diferença pontual da vitória da equipa militar... tal a diferença de valor dos dois projectos.
O jogo foi realizado no pavilhão do Inter Clube, que para além de não ter os marcadores de 24 segundos nos topos do campo, apresentou as tabelas sem qualquer protecção nos bordos inferiores, o que para a integridade física dos atletas ... sem comentários!!!!
Por períodos:
1º 21 - 21;
2º 10 - 31;
3º 20 - 24;
4º 19 - 19.

O jogo acabou por ter mais equilibrio do que o previsto, nomeadamente durante o 1º período, devido ao acerto do tiro exetrior da equipa dos leões de Luanda.

Destaques: Vlad com 29 pontos de valorização, Filipe Abraão 22 valores, Miler e Carlos Almeida 14 valores.

Os Mais com o Sporting

 

Os Mais com o CDUAN

 

sábado, 13 de março de 2010

Rodrigo em Lisboa

Rodrigo Mascarenhas desloca-se hoje para Lisboa a fim de fazer um diagnóstico da lesão contraida no jogo com o Petro.
Todo o acompanhamento em Portugal será feito pelo fisioterapeuta Vitor Tolda.
Desejamos ao atleta em causa uma rápida recuperação.

Sporting de Luanda x D'Agosto

Hoje no pavilhão do Inter pelas 16h00 joga-se mais uma jornada do campeonato nacional BAI Basket.
A equipa do D'Agosto desloca-se ao campo do Inter para defrontar o Sporting.
O jogo grande da jornada opõe o ASA ao Petro.

Luís Magalhães e Armando Costa na Escola Portuguesa

Hoje Sábado dia 13 de Março, Luís Magalhães e Armando Costa estarão na Escola Portuguesa de Luanda, particpando numa acção denominada "Feira de profissões".

D'Agosto 124 - CDUAN 54

Mais um jogo sem história, tal a diferença de valores, atitudes e prestações.
A equipa do Primeiro de Agosto, começa paulatinamente a reencontrar a sua forma desportiva, apresentando já por maiores períodos de jogo uma qualidade interessante.

Destaques: Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes, Carlos Almeida e Armando Costa.

O jogo acabou de forma espectacular com os jovens ex-juniores Yanick Moreira e Eslando a darem um festival de tampões aos jogadores do CDUAN que no ataque final, não conseguiram lançar ao cesto, tendo tentado por três vezes.

Libolo vence Inter

Luanda - O Recreativo do Libolo precisou da inspiração dos seus principais jogadores para vencer hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 95-79, em partida da quinta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket).

Milton Barros (19 pontos), Olímpio Cipriano (18), Carlos Morais (13), que este ano reforçaram a formação do Kwanza Sul, foram os principais intervenientes na vitória sobre os “polícias”, que quase surpreendiam o conjunto orientado por Raúl Duarte.

Teoricamente favorito, o Recreativo do Libolo começou a demonstrar a sua superioridade no início do jogo e, passados sete minutos, já vencia por 16-04. Até ao término do primeiro quarto o Inter reduziu a diferença para oito pontos, fixando o resultado até ao final do período em 25 -17.

Nos dois quartos seguintes, diante de um adversário sem reacção, o Libolo dominou a partida e só não alcançou uma vantagem de cerca de 30 pontos porque os seus atletas também não aproveitavam as falhas cometidas pelo Interclube, desperdiçando vários ataques. Ainda assim, venciam por 66-46 no final do terceiro período.

No último quarto, o Interclube transfigurou-se completamente e, com Camacho (18 pontos), Gentry (16) e Muzadi (13) em grande plano, reduziu a desvantagem para sete pontos a seis minutos do final do encontro ameaçando dar a volta ao resultado.

No entanto, Cipriano e Milton Barros, bem coadjuvados por Reggie Moore, contrariam os intentos dos polícias com o primeiro a destacar-se nos lançamentos a longa distância e o base nas assistências, tendo o Libolo vencido por 95-79.

Com este resultado o Libolo mantém-se na segunda posição, agora com 30 pontos, ao passo que o Interclube, com 21, ocupa o oitavo posto. O 1º de Agosto, que hoje venceu o CDUAN por 124-54, lidera a prova com 31 pontos.

Resultados:

1º de Agosto CDUAN 124 – 54
Petro de Luanda Vila Clotilde 99 – 54
Sporting de Luanda Imbondeiro de Viana 106 – 73
ASA Universidade Lusíadas 77 – 72
Promade de Cabinda Desportivo da Huíla 96 – 51
Recreativo do Libolo Interclube 95 – 79

terça-feira, 9 de março de 2010

Os Mais contra o ASA

 

Amanhã há mais... formação

Amanhã, quarta-feira, dia 10/03/2010, à mesma hora haverá mais formação.
Os prelectores são o Mário Abílio e o Walter Costa e os temas são "Atitudes e comportamentos do treinador" e o Plano Táctico Director para os minis e iniciados.

Hoje há formação de treinadores

Hoje dia 09/03/2010 realiza-se uma acção de formação interna cujo tema é:
"O Treino"
Plano Táctico Director Cadetes e juniores.
Começa às 12h00 e tem a duração de 90 minutos.
Prelectores:
Paulo Macedo e Aníbal Moreira

ASA 91 x D'Agosto 101

Como se previa foi um jogo muito complicado para a equipa militar.
Com um bom primeiro período a nossa equipa mostrou uma boa atitude competitiva conseguindo uma vantagem de 14 pontos ao fim da primeira parte.
Na segunda parte a toada do jogo manteve-se com ascendete do D'Agosto, controlando o jogo até ao apito final.
De realçar a falta de condições que um pavilhão público tem para a prática da modalidade, nomeadamente a falta de limpeza do balneário com um cheiro que entrava pelo pavilhão a dentro, a falta de pretecção de uma das tabelas e ainda o piso bastante sujo, valendo a voluntariedade dos elementos das duas equipas que no decorrer do aquecimento foram passando um pano.

Por períodos:

1º 21 -30;
2º 19 - 25;
3º 22 - 23;
4º 29 - 23.

Destaques: Vlad 23 valores, Kikas Gomes 21 valores, Carlos Almeida 15 valores e Armando Costa 12 valores.

Interclube conquista Taça de Angola em feminino

Luanda - A equipa do Interclube conquistou esta noite a vigésima quinta edição da Taça de Angola em Basquetebol feminino, ao derrotar, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, o 1º de Agosto, por 56-53, no segundo encontro a melhor de três jogos.

Ao intervalo as polícias venciam já por 32-22.

No primeiro confronto, o Interclube triunfou no terreno adverso, por uma diferença de cinco pontos (50-46).

Este é o terceiro troféu alcançado esta temporada pela formação da polícia, depois de ter já ganho o campeonato nacional e a supertaça.

sábado, 6 de março de 2010

e a Formação continua...

 

Os mais do jogo com o Vila

 

Sábado 06 de Março na Cidadela com o ASA

Hoje pelas 18h00 a nossa equipa desloca-se à Cidadela Desportiva, anexo II, para realizar um jogo complicado com o ASA. Recorde-se que na semana passada o ASA perdeu com o Libolo apenas por 4 pontos de diferença.

D'Agosto 137 x Vila Clotilde 65

Mais um jogo com pouca história, tal a superioridade da equipa militar.

Por períodos:
1º 33 - 15;
2º 33 - 21;
3º 36 - 11;
4º 35 - 18.

Como se pode observar a diferença pontual verificada no jogo foi mais do dobro de pontos marcados pela equipa do Vila...

Destaques: Kikas Gomes 31 pts de valorização, Miler 28 pts de valorização, Vlad 27 pts, Carlos Almeida 20 pts e Adilson Baza 19 pts.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Os melhores da estatística

Luanda - Com 267 pontos, em 13 jogos, o poste do Recreativo do Libolo Reggie Moore é o melhor marcador do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos, cuja segunda volta da primeira fase teve início no passado fim-de-semana.

De acordo com dados publicados quinta-feira pela Federação Angolana da modalidade, o base-extremo do 1º de Agosto Carlos Almeida está na segunda posição com 218, seguido dos seus companheiros de equipa Miguel Lutonda e Mário Correia com 201 e 178 rspectivamente.

Curtis Terry (Petro de Luanda) é o melhor nas assistências com 57, mais sete que Yuri Swing (Desportivo da Huíla), Armando Costa (1º de Agosto) com 46, Paulo Santana (44) e Eduardo Mingas 43. Os dois últimos são da formação petrolífera.

Eis os cinco melhores nas diversas categorias:

Dois pontos:
Kikas Gomes (Petro de Luanda)
Reggie Moore (Recreativo do Libolo)
Wilson Manuel (Universidade Lusiadas)
Miguel Kiala (Petro de Luanda)
Mário Porter (Petro de Luanda)

Três pontos:
Miguel Lutonda (1º de Agosto)
Carlos Almeida (1º de Agosto)
Hélder Gonçalves (Promade de Cabinda)
Francisco Horácio (Petro de Luanda)
Euclides Camacho (Interclube)

Lances Livres:
Carlos Almeida (1º de Agosto)
Luís Costa (Libolo)
Miguel Lutonda (1º de Agosto)
Euclides Camacho (Interclube)
Mário Porter (Petro de Luanda)

Ressaltos:
Eduardo Mingas (Petro de Luanda)
Kikas Gomes (1º de Agosto)
Frederick Gentry (Interclube)
Leonel Paulo (Recreativo do Libolo)
Divaldo Mbunga (Petro de Luanda)

Recuperações:
Yuri Swing (Desportiv da Huíla)
Wilson Manuel (Universidade Lusiadas)
Curtis Terry (Petro de Luanda)
Rodrigo Mascarenhas (1º de Agosto)
Wilson Da Mata (Interclube)

Tampões:
Leonel Paulo (Libolo)
Miguel Kiala (Petro de Luanda)
Divaldo Mbunga (Petro de Luanda)
Kikas Gomes (Petro de Luanda)
Wilson Da Mata (Interclube)

Jogadores mais faltosos:
Henry Baptista (Villa Clotilde)
Ramalho Lemos (Sporting de Luanda)
Wilson Da Mata (Interclube)
Wilson Manuel (Lusíadas)
Manuel Tandala (Lusíadas).

Angola acolhe torneio internacional Compal

Luanda - Um torneio internacional de basquetebol, denominado Taça Compal, terá lugar de 2 a 4 de Abril, em Luanda, com a participação das equipas séniores masculinas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Lisboa e Benfica e Ovarense, vencedores dos campeonatos nacionais e taças dos dois países.

O facto foi dado a conhecer hoje, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, realizada na Federação Angolana de Basquetebol, pelo presidente da federação portuguesa da modalidade, Mário Saldanha.

A prova visa, entre outros objectivos, dar maior competitividade aos participantes, em particular as equipas portuguesa, uma vez que Angola é a selecção mais titulada do continente e tem presença regular em campeonatos do mundo e jogos olímpicos.

A primeira jornada vai opor as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e Petro de Luanda, finalista vencido da Taça, no pavilhão principal da Cidadela, e Benfica, campeão nacional português, e Ovarense, vencedor da taça, no mesmo recinto.

Para além de troféus, os participantes vão beneficiar de dez mil euros, para o primeiro classificado, cinco para o segundo, quatro para o terceiro e três para o quarto classificado.

O responsável deu a conhecer a possibilidade de as selecções sub-16 dos dois países, em ambos os sexos, preencherem também a agenda deste torneio de periodicidade anual, cujas próximas edições poderão ser alargadas aos demais países de língua portuguesa.

A competição fará parte do calendário de provas dos dois países.

As equipas do Benfica e Ovarense chegam dia 31 de Março a Luanda, juntamente com três árbitros internacionais do seu país.

Torneio internacional vai enriquecer modalidade - Jean Jacques

Jean Jacques da Conceição, vice-presidente da FAB

Luanda - A primeira edição do torneio Internacional de basquetebol, a disputar-se de 2 a 4 de Abril, em Luanda, com formações angolanas e portuguesas, vai enriquecer a modalidade, disse o vice-presidente da Federação Angolana de Baquetebo (FAB), Jean Jacques da Conceição.

O dirigente falava em conferência de imprensa, após a assinatura de um acordo com a Federação portuguesa de basquetebol, tendo acrescentado que o torneio, ao constar do calendário de competições, passa a ser uma mais valia porque será disputado por formações de grande nível técnico que são os campeões e vencedores da taça dos respectivos países.

"Temos que nos dar por felizes com mais esta prova que vai fazer parte do nosso calendário e também é mais uma forma de fazer com que o basquetebol nacional se torne cada vez mais internacional", disse.

Questionado sobre a realização da prova na capital e não numa outra província, Jacques disse que fica para as próximas edições uma vez que Luanda ainda é das cidades que mais condições tem para uma prova do género.

A primeira jornada vai opor as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e Petro de Luanda, finalista vencido da Taça, no pavilhão principal da Cidadela, e Benfica, campeão nacional português, e Ovarense, vencedor da taça, no mesmo recinto.

Federações de basquetebol assinam acordo e abordam relações

Jean Jacques e Mário Saldanha

Luanda - As federações de basquetbol de Angola e de Portugal assinaram hoje em Luanda um acordo relacionado com a realização da primeira edição do torneio internacional Compal de 2 a 4 de Abril e abordaram acordos já existentes.


O acordo está exclusivamente relacionado com o torneio internacional Compal que irá reunir campeões nacionais e vencedores da Taça dos dois países, respectivamente 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Lisboa e Benfica e Ovarense.


Foram signatários o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Jean Jacques da Conceição e o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha.


O dirigente luso informou que a sua vinda a Angola está a ser coroada de êxitos porque tem encontrado muitas aberturas quer do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, quer dos responsáveis da FAB que disseram ter tudo organizado para a realização da prova desde os apectos logísticos aos técnicos.


"É mais uma oportunidade ímpar para se expressar as relações entre os dois países em relação ao basquetebol que, por sinal, têm uma grande tradição em Angola", disse.


Este torneio internacional terá uma priodicidade anual. A primeira edição disputa-se de 2 a 4 de Abril.


Angola e Portugal têm um acordo de cooperação rubricado em Abril de 2009 pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol(FAB), Gustavo da Conceição, e o seu homólogo, Mário Saldanha (pela Federação Portuguesa), que está relacionado com a troca de experiência entre treinadores e árbitros, bem como a facilidade na transferência de jogadores dos dois países.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Rodrigo regressa com limitações

Depois de realizado o diagnóstico da lesão sofrida no jogo com o Petro, as notícias são animadoras, uma vez que a lesão não é grave.
Assim, o Rodrigo começou ontem mesmo a treinar embora ainda muito condicionado.

Interclube vence 1º de Agosto na primeira-mão da taça de Angola

Luanda - A formação sénior feminina do Interclube venceu hoje (quarta-feira), em Luanda, o 1º de Agosto, por 50- 46, em partida à melhor de três jogos, na primeira-mão da taça de Angola em basquetebol.

Na contenda, disputada no pavilhão do Codenm (Rio Seco), as polícias, que dominaram os dois primeiros quartos (18-10 e 28-20), não facilitaram o favoritismo das militares, como detentoras do título.

O técnico militar, preocupado com a situação, fez rodar a equipa com excepção de Madalena Félix. Apesar disso, as meninas do 28 de Fevereiro não ficaram intimidadas e venceram os quatro quartos (18-10 e 28-20) e (40-31 e 50-46).

A melhor cestinha do encontro foi a norte-ameriaca do Inter, Danielle Ermestine, com 11 pontos, seguido da Luísa Macuto, do 1º de Agosto, com 10.

O próximo jogo está marcado para o dia 8 do corrente, a disputar-se no pavilhão 28 de Fevereiro, que no caso de vitória do 1º de Agosto poderá haver uma finalíssima.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Taça de Angola em femininos

1º de Agosto e Interclube jogam hoje às 18h00, no Pavilhão do CODEMM, a primeira-mão da final da 15ª edição da Taça de Angola em seniores femininos. O segundo encontro está agendado para dia 8 do corrente mês.
Depois da formação do Interclube se sagrar vencedora da última edição do Campeonato Nacional de basquetebol de seniores femininos, no mês passado, na cidade do Lubango, em que derrotou na final o 1º de Agosto, por 63-55, militares e polícias voltam a medir forças. Caso as duas equipas, no cômputo dos dois jogos, se encontrarem empatadas em número de vitórias, o campeão vai ser encontrado com a disputa de uma finalíssima.

terça-feira, 2 de março de 2010

Resultados e classificação do Nacional

Luanda - O 1º de Agosto mantém a liderança do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol com 25 pontos, apesar da derrota (108-113) diante do Petro de Luanda, no início da segunda volta, no último fim-de-semana.



Eis os resultados da dupla ronda do fim-de-semana e respectiva classificação:



Sexta-feira



Sporting de Luanda - CDUAN 76-87
Inter-ASA 115-124
Libolo - Vila Clotilde (não terminou por falha de energia)
Desportivo da Huíla - Imbondeiro de Viana (transferido para dia 2 de Abril)
1º de Agosto - Petro 108-113



Sábado





Sporting - Promade 47-66
CDUAN - Interclube 55-93
ASA - Libolo 98-102
Vila Clotilde - Imbondeiro de Viana 97-84
1º de Agosto - Desportivo da Huíla 100-63
Petro - Lusíada 92-59



Classificação



1.1º de Agosto 25 pontos
2. Petro 24
3. Libolo 22
4. ASA 22
5. Promade de Cabinda 20
6. Interclube 20
7. CDUAN 20
8. Desportivo da Huíla 16
9. Lusíada 16
10. Sporting 15
11. Vila 13
12. Imbondeiro 10.



Próxima jornada (dia 5 de Março)



Interclube-Sporting
Libolo - CDUAN
Imbondeiro de Viana - ASA
1º de Agosto - Vila Clotilde
Desportivo da Huíla - Lusíada
Petro de Luanda - Promade de Cabinda
(Angop)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Rodrigo Mascarenhas lesionado

Rodrigo Mascarenhas saiu lesionado no jogo com o Petro, tendo feito uma ligeira torsão do joelho.
Não jogou no Sábado e hoje 2ª feira só fez treino específico.
Amanhã deverá fazer exames para saber a verdadeira dimensão da lesão.

D'Agosto 100 x Desportivo da Huíla 63

No dia seguinte à primeira derrota no campeonato, a equipa militar fez ukm excelente 3º período com um parcial de 30-9, altura em que resolveu definitivamente o jogo, que até então registava uma diferença pontual de uma dezena de pontos.
Tal como o resultado indica houve uma clara melhoria na defesa.
Kikas Gomes, Miguel Lutonda, Vlad e Adilson foram os melhores.

E à 12ª jornada a 1ª derrota

D'Agosto 108 x Petro 113 Após prolongamento (96 x 96)
Com o pavilhão do Rio Seco completamente lotado o jogo foi muito equilibrado embora sempre com algum ascendente da equipa militar.
A ganhar por três pontos de diferença a 35 segundos do fim, após um bloqueio directo, o Eduardo Mingas ficou isolado e conseguiu fazer o seu primeiro triplo do jogo em 6 tentativas. A equipa militar teve um ataque que não conseguiu aproveitar para concretizar, na resposta o Petro também não fez melhor.
No prolongamento a equipa do Petro foi mais forte e conseguiu estar mais vezes na frente do marcador, acabando por vencer.