terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Começa a 2ª volta do Campeonato

Recomeça o Campeonato, com um sempre dificil jogo entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda.
Na próxima 6ª feira pelas 18h00 no Pavilhão do Rio Seco temos então o D'Agosto - Petro que corresponde à 1ª jornada da 2ª volta.
No Sábado dia 27/02/010 o Primeiro de Agosto joga com o Desportivo de Huila no Rio Seco pelas 18h00.

Dois jogos de treino / pré-época

Para ir competindo, uma vez que os atrasos e a sua compensação, vão decorrendo, a nossa equipa realizou dois jogos de preparação.
Na 6ª feira jogámos com o ASA:
Resultados:

1º de Agosto 103 x ASA 97

Por períodos:

1º 30 - 21;
2º 25 - 27;
3º 29 - 28;
4º 19 - 21.

Jogo equilibrado. A equipa militar conseguiu fazer um bom 1º período em termos ofensivos, conseguindo uma vantagem de 9 pontos. Os outros 3 períodos acabaram com diferenças que não ultrapassaram os dois pontos de diferença.
A maior vantagem conseguida pelo D'Agosto foi de 15 pontos.
Destaques: Armando Costa 18 pts de valorização, Mário Correia e Adolfo Quimbamba com 12 pts de valorização.
Carols Almeida não jogou por lesão.

Sábado: D'Agosto 89 - Inter 68

Por períodos:

1º 37 - 18;
2º 12 - 13;
3º 19 - 15;
4º 21 - 22.


Depois de no dia anterior termos defendido muito mal, com vários erros individuais e colectivos, neste jogo conseguimos uma boa prestação defensiva, onde se alicerçou a vitória da equipa militar.
No primeiro período conseguimos aliar uma boa defesa com um excelente desempenho ofensivo, vantagem de 19 pontos.
Os outros três períodos foram equilibrados, tendo ambas as equipas técnicas a preocupação de colocar de rodar todos os jogadores.
De registar o elevado número de perdas de bola feito pelas duas equipas (29 e 30) a testemunhar um novo período de pré-época...

Destaques:

Vlad 19 pts de valorização, Armando Costa 14 pts, Adilson Baza 12 pts.
Os atletas Carlos Almeida e Miguel Lutonda não jogaram por lesão.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

D'Agosto 136 x U. Lusíada 81

Com uma vitória por 55 pontos de diferença a equipa do 1º de Agosto acabou a primeira volta do Campeonato Nacional BAI Basket sem qualquer derrota.

O jogo realizado no Rio Seco, pavilhão do clube militar, não teve história uma vez que a superioridade da equipa Campeã Africana foi desde a bola ao ar inicial notória.

Por Períodos:

1º 37 - 24;
2º 24 - 17;
3º 44 - 20;
4º 31 - 20.

Destaques equipa: Lançs de 2 pts equipa 40/31 78%, 3 pts 29/16 55%.

Os mais valorizados: Carlos Almeida 37 pts, Miler 20 pts, Vlad 17 pts, Mário Correia 16 pts.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Inter vence 1º de Agosto e consolida liderança do nacional Feminino

Lubango - O Interclube consolidou quinta-feira, no pavilhão do Benfica do Lubango, a liderança do campeonato nacional sénior feminino de basquetebol, com quatro pontos ao vencer, por 65-61 (após prolongamento), o 1º de Agosto no jogo da terceira jornada da competição que a província da Huíla acolhe.



O 1º de Agosto que entrou bem logo no início da partida a dominar os dois primeiros quartos (17-11 e 30-31), mas não conseguiu travar a experiência das atletas da polícia, que entraram para a segunda parte mais atrevidas neutralizando a maior parte dos contra-ataques efectuados pelas militares.



O técnico do primeiro de Agosto preocupado com a situação, fez rodar a equipa e ao fim do penúltimo quarto as militares venciam as suas adversárias por 42-39. Mesmo assim, as polícias comandadas pelo treinador Apolinário Paquete souberam contrariar as intenções das oponentes, conseguindo empatar a partida 53-53, no termo do tempo regulamentar.



Já no prolongamento, o Interclube aproveitou algumas falhas defensivas das jogadoras do 1º de Agosto que apenas conseguiram marcar oito pontos, uma vez que as polícias chefiadas pela base norte americana Danielle Ernestine fizeram 12 pontos, tendo estabelecido o resultado final.



O 1º de Agosto registou falta de experiência e maturidade das suas atletas, diante de um Interclube que soube tirar proveito disso para vencer o jogo e consolidar a liderança do campeonato nacional sénior feminino de basquetebol.



Destacaram-se na partida a jogadoras Felizarda Jorge ao efectuar, 19 pontos, Danielle Ernestine, 22 pontos, estas do Inteclube, enquanto Astrida Vicente (17) e Isabel (14) estiveram em evidência no 1º de Agosto.



Para a terceira jornada a realizar-se na sexta-feira, o 1º de Agosto defronta a equipa do Benfica do Lubango.



O 1º de Agosto ocupa o segundo posto com três, enquanto o Benfica do Lubango é o último com dois pontos.


(Ficha técnica)


A ajuizada pelos árbitros Iracelmo Pinto, Horácio Macedo e Adriano Manuel, testemunhada por 400 espectadores:


As equipas apresentaram-se da seguinte maneira



Interclube:


Felizarda Jorge (19), Neusa Afonso (0), Indira José (3), Mangongo Nelly (0), Nadir Manuel (9), Angelina Gomes (6), Ngendula Filipe (0), Macula Mirelli (0) Ângela Cardoso (6) e Daniela Ernestina (22).



Jogadoras não utilizadas: Luiza Adão e Celina da Conceição.



Treinador: Apolinário Paquete



1º de Agosto:


Domitila Ventura (11) Fineza Eusébio (0), Cláudia Dundão (0), Isabel Francisco (8), Madalena Félix (0), Sónia Guadalupe (3), Luísa Tomas (5), Astrida Vicente (17), Ernestina Neto (4), Mpinda Yolanda (11) e Sofia Kapenda (2).



Suplente não utilizada: Cristina Matiquiti e Janeth Zás



Treinado: Higino Garcia

Termina hoje a 1ª volta

Com a realização do jogo com a Universidade Lusíada hoje às 18h00 no Rio Seco, termina a 1ª volta do Campeonato Nacional BAI Basket.
Em caso de vitória a equipa militar fecha os primeiros 11 jogos deste campeonato 100%vitoriosa.

Vitória dificil em Cabinda

Com uma viagem muito atribulada, mas com uma execelente postura competitiva, a equipa militar conseguiu uma dificil mas merecida vitória frente à aguerrida equipa do Promade Cabinda por 87 - 102.

Viajando no próprio dia, com um atraso de 5 (cinco ) horas em relação à hora inicialmente prevista para a saída do avião, com chegada e ida directamente para o pavilhão, fez com que os nossos tiros exteriores não entrassem. No fim do primeiro período tinhamos 7/0 de 3 pontos e no final da primeira parte tinhamos conseguido 10/1. Como o basquetebol é um desporto de precisão, a falta de descanso como a que se verificou pode ser fatal.
Mas a entrega, o excelente espirito competitivo e ganhador da equipa conseguiu desfarçar a situação, lançamos mais na zona de 2 pts, conseguimos faltas que fomos transformando em pontos, embora a percentagem de L. Livres também não tenha sido nada por aí além.
Em suma uma grande vitória atendendo à situação vivida pela equipa militar com uma viajem que não se deve repetir.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Supertaça Feminino foge para o Inter

Lubango - A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube conquistou a 15ª edição da Supertaça ao vencer, domingo, a sua congénere do 1º de Agosto, por 75-63, em partida disputada na cidade do Lubango, província da Huíla.

As “polícias” da capital do país foram mais produtivas, apesar do equilíbrio predominante no primeiro e segundo períodos (15-15 e 27-18).

No terceiro período, o Interclube entrou melhor e conservou a vantagem, terminando esta etapa do jogo com o “placar” a assinalar 39-33, ante um adversário incapaz de travar a sua avalanche ofensiva.

Felizarda Jorge, do Interclube, foi a melhor cestinha da prova com 23 pontos, seguida por Astride Vicente, do 1º de Agosto, com 15.

No final, o treinador do Interclube, Apolinário Paquete, considerou que a vitória se deveu ao facto de a sua equipa saber aproveitar as falhas do adversário nos últimos minutos do encontro.

Já Higino Garcia, técnico das “militares”, atribuiu mérito ao Interclube, visto que a sua equipa pouco fez para contrariar o as “polícias” que se mostraram rápidas e inteligentes, e prometeu trabalhar para realizar um campeonato melhor e tentar vencer a Taça de Angola esta época.

Semana começa sem novidades

Começaram os treinos sem se saber quando haverá competição.
Estava agendado para o dia 12 do corrente mês o jogo da 2ª volta com o Petro. As pessoas interrogam-se se fôr desbloqueada a situação, jogamos com o Petro ou jogamos os jogos em atraso?
Na nossa opinião não se pode iniciar a 2ª volta sem terminar a 1ª. Mas tudo é possivel, vamos ver.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Os jogos adiados sofrem novo adiamento...

E o acerto do calendário para finalizar a primeira volta do campeonato, continua adiado... Com greve dos árbitros que querem só aumentos na ordem dos 400 e 500 por cento, é obra!!!!
A nossa equipa continua a treinar com afinco procurando estar ao mais alto nível, para quando se fizerem os jogos estarmos à altura.
Assim, não fomos para Cabinda hoje e amanhã voltamos a treinar uma vez que fomos avisados que os jogos foram adiados.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Árbitros fazem greve e adiam a maior parte dos jogos

Os jogos em atraso foram novamente adiados uma vez que os árbitros e oficiais de mesa fizeram greve e não compareceram nos jogos.
Estavam agendados para ontem, dia 02 de Fevereiro bons jogos, como o Inter x Petro, que com o pavilhão completamente cheio, não se realizou... Mais grave foi o facto da equipa de Cabinda ter viajado de avião para Luanda para jogar e não jogou!
O único jogo que se realizou foi o D'Agosto 214 x Imbondeiros de Viana 52, que foi apitado por dois treinadores.

Estão agendados mais jogos para a próxima Sexta e Sábado, mas não sabemos se se vão realizar devido à dificuldade de acordo com os homens do apito. Estes exigem para esta primeira fase um aumento de mais de 400%...segundo consta na comunicação social.

Árbitros fazem greve e adiam a maior parte dos jogos

D'Agosto 214 x Imbondeiros de Viana 52

Jogo sobre o qual poucos são os comentários a fazer, pois o resultado final indica uma clara superioridade da equipa militar.

As percentagens de lançamentos tiveram em todos os tipos números muito aceitáveis, mesmo tendo em conta a fraca oposiçaõ.

2pts, 80%; 3pts, 50% e L.Livre 77%.

De registar a valorização da equipa com um recorde de 333 pontos, sendo os mais valorizados:
Carlos Almeida 45 pontos; Armando Costa 39 pts, Jordão 38 pts e Kikas Gomes 31 pts.