quarta-feira, 29 de abril de 2009

D´Agosto invicto na “Final Four”

(Jornal de Angola)

Armindo Pereira |

O 1º de Agosto reforçou, ontem, a liderança isolada da fase final do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol, ao somar oito pontos, mercê da vitória frente ao Recreativo do Libolo, por 80-90, na quarta jornada da segunda volta.
Com a vitória sobre a equipa do Kwanza-Sul, os militares continuam imbatíveis. Os comandados de Luís Magalhães confirmaram a intenção de revalidar o titulo, num jogo que ficou marcado pela fraca exibição dos contendores.
Apesar de ter feito um jogo demasiado táctico no primeiro quarto, os pupilos de Raul Duarte inverteram o curso do jogo no período que antecedeu ao intervalo, fixando o marcador numa igualdade (35-35).
No reatamento, o 1º de Agosto conseguiu uma vantagem de 10 pontos, sob a liderança do extremo Olímpio Cipriano, nas acções individuais. Foi o jogador mais produtivo, a com 28 pontos.
Apoiados na maior experiência competitiva em relação ao adversário, os campeões nacionais geriram a vantagem. O Recreativo do Libolo ocupa a última posição, com 5 pontos.
 
Posted by Picasa

Libolo 80 x D'Agosto 90

No 1º jogo da 2ª volta a equipa militar venceu o Libolo por 10 pontos de diferença.
Após uma primeira parte fraquinha (35 - 35) a equipa do D'Agosto arrancou para uma segunda parte mais bem conseguida, angariando vantagens entre os 15 e os 20 pontos. A equipa do Libolo nunca se entregou lutando com determinação até ao apito final, obrigando a equipa militar a gerir o resultado, o que fez com mestria.

Por períodos:
1º 17 - 19;
2º 18 - 16;
3º 25 - 35;
4º 20 - 20

Destaques: Top 5 (4) Eficácia/valorização: Armando Costa 21 valores; Olimpio 31 valores; Kikas Gomes 14 valores; Carlos Almeida 13 valores.

1º de Agosto vence e Petro perde na abertura da segunda volta

Basquetebol
ANGOP

Luanda - O 1º de Agosto venceu hoje o Recreativo do Libolo por 90-80, em partida da primeira jornada da segunda volta da fase final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (Final Four), ao passo que, para a mesma ronda, o Petro perdeu diante do ASA por 83-99.

Com estes resultados, os "militares" cimentam a liderança com oito pontos, enquanto os "aviadores" assumem o segundo posto com seis, os mesmos que o Petro de Luanda no terceiro lugar, mas em desvantagem nos jogos entre si.

A última fase do Campeonato Nacional está a ser disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas, vence a equipa que somar maior número de pontos.

Classificação:

Equipas Pontos
1º de Agosto 08
ASA 06
Petro de Luanda 06
Libolo 05


Próxima jornada:

Petro de Luanda Libolo
1º de Agosto ASA

terça-feira, 28 de abril de 2009

Campeão fecha primeira volta invicto

Jornal de Angola

Anaximandro Magalhães |

Na defesa do título, o 1º de Agosto terminou invicto a primeira volta da última fase do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquertebol, com seis pontos conquistados, fruto de três vitórias em igual número de jogos.
Apostado na reconquista do título, os militares do Rio Seco, orientados pelo português Luís Magalhães “Papa Títulos”, não deram tréguas à concorrência. Vincaram o seu potencial basquetebolístico.
Com um plantel formado por boa parte das principais referências do basquetebol angolano, com realce para Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano e Joaquim Gomes “Kikas”, o 1º de Agosto, agora comandante isolado da prova, fez jus ao seu estatuto. Anulou a vantagem de um ponto de bonificação do arqui-rival Petro de Luanda, por ter vencido a fase anterior.
Apesar de se verificar, nesta altura, algum afrouxamento nas suas exibições, não se sabe se motivados por algum desgaste físico ou pelo quase sentimento de dever cumprido, sobretudo depois de terem conquistado dois dos três troféus já disputados (Supertaça Wlademiro Romero e Taça de Angola), os rubro e negros foram, ainda assim, a equipa que mais fez para merecer a liderança.
Deste modo, o 1º de Agosto que sabe que um eventual desaire pode hipotecar a materialização da revalidação do título, procura encarar as restantes três voltas com a responsabilidade que se impõe.
Depois da boa resposta dada na Taça de Angola, forçando uma finalíssima com os militares, o Petro de Luanda começou a fase final em quebra competitiva. Além do desaire frente ao 1º de Agosto, a equipa de Alberto de Carvalho “Gingumba”, segunda colocada com cinco pontos, foi esmagada pelo Recreativo do Libolo.
Na terceira posição com quatros pontos, os mesmos do representante do Kwanza-Sul, o Atlético Sport Aviação (ASA) espreita um deslize dos candidatos ao título. Carlos Dinis, técnico dos aviadores, aponta o primeiro lugar como objectivo.

Segunda volta do nacional sénior inicia terça-feira

Angop

Luanda - A segunda volta da fase final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol começa a ser disputada terça-feira com o campeão em título, 1º de Agosto, a visitar o Recreativo do Libolo, às 19 horas, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda.


Uma hora antes, defrontam-se, no pavilhão anexo, as equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e Petro de Luanda.


A última etapa da prova está a ser disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.


O Petro de Luanda, um dos principais candidatos ao ceptro e vencedor da fase anterior, tem estado a protagonizar surpresas pela negativa, perdendo para o Recreativo do Libolo e 1º de Agosto.


O 1º de Agosto terminou invicto a primeira volta e totalizou seis pontos, seguido pelo Petro de Luanda com cinco, enquanto o Recreativo do Libolo e Atlético Sport Aviação têm quatro pontos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Top 5 (7) Jogo Petro

 
Posted by Picasa

Próximos Jogos

Para esta semana está agendada a 2ª volta da final a 4.
3ª feira, 28/04, Libolo x D'Agosto, 19h00, Pav Cidadela
5ª feira, 30/04, D'Agosto x ASA, 18h00, Pav. D'Agosto
Sábado, 02 /05, Petro x D'Agosto, 18h00, Pav. Cidadela.

1º de Agosto assume liderança isolada

(Jornal de Angola)

ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

O 1º de Agosto assumiu, ontem, a liderança isolada da fase final do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol, ao somar seis pontos, mercê da vitória frente ao arqui-rival Petro de Luanda, por 86-71, na terceira jornada da primeira volta.
Numa partida marcada pela má propaganda das potencialidades basquetebolísticas dos contendores, militares e petrolíferos ficaram aquém das expectativas. Ambos os conjuntos possuem os melhores jogadores da praça e têm obrigação de fazer mais do que mostraram ontem.
A fraca eficácia do experiente base Miguel Lutonda, que, em 21:53 minutos de jogo, marcou apenas um ponto, atesta a imagem pálida patenteada pelos dois maiores emblemas do desporto angolano.
Apesar de ter feito um jogo demasiado táctico, o 1º de Agosto foi a equipa que esteve melhor em campo. Ao intervalo, vencia por 46-30, fazendo crer, aos presentes, que a vitória estava quase consumada.
Com maior entrega, os petrolíferos conseguiram reduzir, à entrada do terceiro quarto, a diferença de 20 pontos (50-30) para seis (58-64).
Quando tudo apontava para uma reviravolta no marcador, fruto do seu crescimento, os tricolores vacilaram no último período, permitindo aos rubro e negros uma nova fuga no marcador.
A perder por apenas seis pontos, 71-65, a 6:56 minutos, o técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, abdicou da solicitação do minuto de desconto para acalmar os seus jogadores

Basquetebol/Final Four

(ANGOP)
1º de Agosto vence Petro e termina primeira volta na liderança



Luanda – O 1º de Agosto terminou a primeira volta, da fase final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, em primeiro lugar, depois de vencer sábado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda por 86-71 em partida da série A.

A primeira parte foi decisiva para os “militares” onde conseguiram uma vantagem de 16 pontos (46-30). Muito rigorosos defensivamente, os “rubros-negros”, ainda na etapa inicial, ofuscaram as principais referências do adversário e utilizaram o jogo interior, onde Kikas esteve muito bem, para atacar o cesto “tricolor”.

Foi uma etapa negativa para os pupilos de “Ginguba” que não conseguiam se encontrar no jogo. Sem entrosamento e com uma defesa permeável, o Petro de Luanda deixava o 1º de Agosto jogar e “fabricar” um resultado favorável.

Ao intervalo as estatísticas eram claras sobre o desempenho de ambas. Os “militares” converteram nove lances em 16 tentados na linha dos dois pontos, contra 5/16 do adversário, alcançaram 24 ressaltos diante dos 17 dos “petrolíferos”.

Nas assistências, recuperações o 1º de Agosto também saiu em vantagem com 24/17 e 10/06 respectivamente. Perdeu 13 bolas ao passo que os “tricolores” desperdiçaram 17 jogadas.

O Petro de Luanda falhou menos no jogo exterior marcando 3/10, enquanto que os campeões nacionais marcaram 7/18. Cipriano e Jordão com 12 e 10 pontos cada eram os melhores marcadores dos “militares” e Milton Barros com oito destacava-se do lado contrário.

Na segunda parte a formação “petrolífera” entrou mais motivada, com uma defesa individual, com a marcação a começar do meio campo adversário, Carlos Morais e companhia mudaram a história do jogo faltando apenas alterar a vantagem no marcador que não aconteceu por pouco.

O Petro de Luanda marcou 28 pontos contra 18 do 1º de Agosto fixando o resultado até ao final do terceiro quarto em 64-58.

Estava relançada a partida e qualquer das equipas poderia sair vencedora. No entanto, Luís Magalhães provou que, apesar dos dois planteis equipararem-se, tem mais opções que Ginguba que teve que utilizar todos jogadores a sua disposição, enquanto o português foi substituindo sempre os mesmos atletas gerindo apenas o tempo de jogo de cada.

Fruto da sua experiência, o 1º de Agosto anulou a motivação do adversário fazendo quase sempre uso dos 24 segundos que tinha direito e lançar no momento certo. Foi assim que os “rubro-negros” alcançaram a terceira vitória na última fase do campeonato somando seis pontos, mais um que o Petro de Luanda na segunda posição.

Na outra partida da Final Four o ASA venceu o Libolo por 87-80.

Resultados por períodos: 23-15, 46-30, 64-58, 86-71

Com arbitragem de Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto e Wilson Boaventura, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (00), Armando Costa (07), Adilson Baza (00), Olímpio Cipriano (16), Kikas Gomes (16), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (10), Francisco Jordão (12), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (01), Rodrigo Mascarenhas (04), Simão João (00).


Treinador: Luís Magalhães


Petro de Luanda: Eduardo Mingas (07), Roberto Fortes (03), Carlos Morais (16), Fernando Albano (00), Frederick Gentry (07), Paulo Santana (00), Victor Muzadi (00), Francisco Horácio (00), Milton Barros (16), Heshimu Evans (17), Victor Carvalho (03), Abdel Bouckar (00).



Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”

D' Agosto 86 x Petro 71

Boa vitória do colectivo, frenta ao forte plantel do Petro.
Sete jogadores da equipa militar abaram o jogo com duplo digito de valorização o que demonstra uma prestação colectiva muito bem conseguida.
Depois de uma primeira parte fortissima em termos defensivos, o D'Agosto não conseguiu estancar a forte reacção do Petro no 3º período, tendo perdido por 10 pontos de diferença. Mas um 4º período com uma prestação idêntica aos 2 primeiros, recolocou a verdade no jogo, quer em termos vitória, quer em termos de diferença pontual.

Por períodos:
1º 23 - 15;
2º 23 - 15;
3º 18 - 28;
4º 23 - 13.

Destaques: Tpo 5 (7): Rodrigo Mascarenhas 14 pts de valorização, Carlos Almeida 13, Vladimir 13 pts, Olimpio, Kikas e Jordão 12 pts de valorização e Felizardo (Miler) 11 pts.

ASA 96 x D'Agosto 111

Jogo realizado no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva.
Num jogo caracterizado com um elevado número de perdas de bola de ambas as equipas (ASA 32 perdas de bola e D'Agosto 30), em que os ataques se superiorizaram às defesas.

Por períodos:
1º 26 - 32;
2º 21 - 20;
3º 28 - 36;
4º 21 - 23.

Destaques: Top 5 (6): Jordão 30 val, Carlos Almeida 20 val, Miguel Lutonda e Vladimir 18 val, Olimpio 12 val e Rodrigo 11 pts de valorização.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Próximos Jogos

6ª feira, 24 de Abril, 18h00, Anexo II da Cidadela, ASA x 1º de Agosto.
Sábado 25 de Abril, 19h00, Rio Seco, 1º de Agosto x Petro.

D'Agosto 107 x Libolo 98

No 1º de 12 jogos da Fase Final do Campeonato Nacional de Basquetebol, a equipa militar começou com o pé direito, vencendo com justiça o Libolo de forma convincente.

Por períodos:

1º 29 - 17;
2º 25 - 28;
3º 29 - 28;
4º 24 - 25.

Como se constata, a prestação do D'Agosto no 1º período foi importante para esta vitória.

Destaque: Top 5, Kikas Gomes 27 pts de eficácia, Myzer e Rodrigo 22 pts de eficácia, Jordão 21 pts e Carlos Almeida 11 pts de eficácia.

No outro jogo deste grupo A, o Petro x Asa foi interrompido perto do final do 2º período, quando o ASA vencia por 13 pontos de diferença... a luz foi abaixo. Repete-se hoje o jogo às 15h00, começando 0-0.

Top 5 Jogo 1 Fase Final

 
Posted by Picasa

terça-feira, 21 de abril de 2009

Colossos disputam título no basquetebol

"Jornal de Angola"

Anaximandro Magalhães |

A “final four” do 31º Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol, que começa hoje, tem uma nota de destaque: a estreia do Recreativo do Libolo entre a fina-flor da modalidade no país.
Com o Promade de Cabinda, terceiro classificado da época passada, de fora da disputa, a prova maior da bola ao cesto entra na etapa derradeira, em que perder pontos significa hipotecar as aspirações de conquista do título.
À partida, a luta pelo ceptro deve ser travada entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, enquanto o Recreativo do Libolo e Atlético Sport Aviação (ASA) discutem o terceiro lugar, que qualifica para a próxima edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Com um ponto de vantagem, por ter ganho a fase anterior, os petrolíferos recebem, hoje às 18h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, o ASA, com quem já perdeu na primeira fase da prova.
Apostado em resgatar o troféu, que há um ano embeleza a galeria militar, o Petro de Luanda, vice-campeão nacional, defronta a formação aviadora ciente de que terá de redobrar o desempenho, para não comprometer as suas aspirações. A equipa do aeroporto, orientada por Carlos Diniz, acredita que com empenho e dedicação é possível voltar a vergar o adversário.
Moralizado com a conquista da Taça de Angola, o 1º de Agosto recebe, no Pavilhão do CODENM, às 19h00, o Recreativo do Libolo, num jogo em que o seu favoritismo pode ser posto em causa, a julgar pela ousadia competitiva da jovem formação do Kwanza-Sul.
Os rapazes de Luís Magalhães têm de se empenhar para não voltarem a ser surpreendidos pelo grupo orientado por Raul Duarte, que impôs dificuldades ao campeão nacional na última jornada da fase regular e nas meias-finais da Taça de Angola.
No Grupo B, o Promade de Cabinda recebe às 16h00, no Pavilhão do Tafe, o Desportivo da Huíla, enquanto às 18h00, no campo dos Bombeiros (28 de Fevereiro), o Interclube tem pela frente o CDUAN.

Inicio da Fase Final

"ANGOP"
1º de Agosto e Petro recebem Libolo e ASA

Luanda - O campeão em título do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Recreativo do Libolo iniciam hoje a "final four", na "corrida" pelo título nacional de basquetebol sénior masculino.

Às 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela, os "petrolíferos" recebem os "aviadores" e uma hora mais tarde a estreante formação do Kwanza Sul desloca-se ao Rio Seco ao encontro dos "militares".

O Petro de Luanda começou mal a prova mas terminou a segunda fase na primeira posição relegando o 1º de Agosto, que havia ganho a primeira, para o segundo posto. Os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" têm subido de rendimento e os reforços finalmente vão ganhando entrosamento.

No ASA os problemas financeiros parecem ter afectado a motivação dos jogadores que, depois de um início prometedor, baixaram consideravelmente o nível das suas exibições.

Os “tricolores” são favoritos a conquista da vitória, mas os “aviadores” não serão fáceis.

O mesmo acontece no confronto entre 1º de Agosto e Libolo, apesar da réplica que os caloiros tem dado aos campeões nacionais, os pupilos de Luís Magalhães estão em melhores condições de ficar com os dois pontos. Têm jogadores mais experientes e uma diversificidade em termos de opções para os vários sectores, ao contrário do adversário.

Entretanto, a formação orientada por Raúl Duarte já provou ser capaz de ultrapassar esta diferença nos encontros anteriores o que perspectiva o desafio equilibrado.

O Petro de Luanda começa a "final four" na primeira posição com um ponto, por ter vencido a segunda fase.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Basquetebol: Taça de Angola para os militares

(Jornal de Angola)

Anaximandro Magalhães|

Com mérito e grande capacidade de sofrimento, o 1º de Agosto conquistou ontem a Taça de Angola seniores masculinos de basquetebol, após derrotar o Petro de Luanda, por 89-87, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela.
Os militares tiveram de jogar até ao limite das suas capacidades e tirar proveito das inúmeras perdas de bola no ataque do seu opositor, para chamar a si o triunfo. Foi uma vitória conquistada no pormenor.
Numa primeira parte de jogo aquém das expectativas, o 1º de Agosto saiu a vencer ao intervalo por 46-37, graças ao seu maior poderio ofensivo e ao cortejo de falhanços defensivos dos petrolíferos.
Equiparados na maneira como abordavam a partida, rubro e negros e tricolores melhoraram substancialmente na etapa complementar, com sinal mais para a formação do Eixo Viário, que venceu o terceiro quarto por 25-14.
Em vantagem por 65-60, no derradeiro quarto, o Petro de Luanda não conseguiu resistir ao génio de Miguel Lutonda, que sofreu uma falta na linha dos três pontos. O base militar converteu os lançamentos a que teve direito.
Estimulados, os militares acreditaram e igualaram o marcador em 65-65. Com uma equipa mais experiente, os campeões nacionais souberam, a 1:17 minuto do fim, altura em que o marcador registava 83-82 a seu favor, gerir a posse de bola no ataque.
Os agostinos fecharam bem as linhas de passe, circularam melhor a bola e atacaram o cesto nos 18/20 segundos. Os petrolíferos só se podem queixar de si mesmos, pois dispuseram de soberanas oportunidades, na linha dos lances livres, para dilatar o resultado e vencer o encontro.
Dos 36 arremessos, o Petro converteu 18, um aproveitamento de 50 por cento, ao contrário do seu arqui-rival, que das 42 oportunidades de que dispôs marcou 33 (79 por cento).
Nos lançamentos dos dois pontos, dos 31 tentados, o 1º de Agosto converteu 22, um total de 71 por cento. Na linha dos três pontos, em 20 tentativas encestou apenas quatro, 20 por cento.
Heshimo Evans, poste dos tricolores, voltou a ser o melhor marcador do jogo, com 23 pontos, em 36:52 minutos. Por banda do 1º de Agosto destacou-se o base Miguel Lutonda, que em 32:38 minutos, marcou 19 pontos e fez quatro assistências.

Militares conquistam segundo troféu da época

Luanda – A equipa sénior masculina do 1º de Agosto garantiu sábado a noite o segundo troféu da época 2009, ao vencer no pavilhão principal da Cidadela, na final da Taça de Angola, o Petro de Luanda por 89-87, depois de ter ganho a Supertaça no início da temporada.


Num jogo muito emotivo, os “militares” encontraram muitas dificuldades para ultrapassar o adversário neste encontro de desempate, depois de vencer o primeiro confronto (106-93) e perder o segundo (65-79).


O primeiro quarto foi dominado pelos “rubro-negros” que venceram por 23-12, ao passo que no segundo os “tricolores” saíram vitoriosos por 25-23, mas insuficientes para evitar a vantagem do adversário ao intervalo por 46-37.


No terceiro período os pupilos de Ginguba, com uma defesa individual, conseguiram anular várias acções ofensivas do conjunto “rubro-negro” e finalizar com êxito os seus ataques. Nesta etapa, o técnico “militar” debatia-se com problemas na armação do jogo, alternando muitas vezes Lutonda e Armando Costa mas, sem o efeito esperado.


Foi assim que os “petrolíferos” venceram por 25-14 fixando o resultado no final do quarto em 62-60 a seu favor.


O último período foi o mais equilibrado com as duas equipas a cometerem muitos erros. O Petro de Luanda com uma baixa percentagem nos lances livres perdeu por 29-25 deixando o resultado final em 89-87 a favor do 1º de Agosto. Com 23 pontos, o norte-americano Heshimu Evans foi o melhor marcador da partida, seguido de Lutonda e Carlos Morais com 19 e 17 respectivamente.


Com 14 ressaltos, dos quais nove defensivos e cinco ofensivos, Eduardo Mingas foi o destaque.


Deste modo, os “rubro-negros” revalidam o troféu que já haviam conquistado em 2008. No compto geral, os três jogos disputados foram uma boa propaganda do basquetebol angolano, país nove vezes campeão africano. Tendo em conta a prestação de ambas, qualquer das formações poderia ficar com o título.


Fica assim em aberto apenas o troféu referente ao Campeonato Nacional que terça-feira faz disputar a última fase denominada “final four”.


Com arbitragem de Domingos Simão, Carlos Júlio e António Bernardo, as equipas alinharam da seguinte forma:



Petro de Luanda: Eduardo Mingas (15), Roberto Fortes (15), Carlos Morais (17), Fernando Albano (07), Frederick Gentry (02), Paulo Santana (02), Victor Muzadi (00), Francisco Horácio (00), Heshimu Evans (23), Victor de Carvalho (00), Vlademir Pontes (00), Abdel Bouckar (06).



Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”



1º de Agosto: Mayzer Alexandre (00), Armando Costa (15), Adilson Baza (00), Olímpio Cipriano (08), Kikas Gomes (07), Felizardo Ambrósio (02), Vlademir Ricardino (13), Francisco Jordão (05), Carlos Almeida (16), Miguel Lutonda (19), Rodrigo Mascarenhas (04), Simão João (00).


Treinador: Luís Magalhães

A Taça já é nossa com o D'Agosto não há quem possa

Na finalissima disputada no dia 18 de Abril a equipa militar venceu o Petro por 89-87, revalidando assim o título.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Basquetebol/Taça de Angola

1º de Agosto e Petro disputam segunda mão
ANGOP

Luanda - As equipas do 1º de Agosto e do Petro de Luanda defrontam-se sexta-feira, no pavilhão da Cidadela, em partida da segunda mão da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, com os "militares" em vantagem.

Na primeira mão, no pavilhão do Rio Seco, os "rubro-negros" venceram por 106-93, mas têm de repetir a proeza para permanecer com o troféu.

Por sua vez, os "petrolíferos", que perderam pela primeira vez esta temporada no Rio Seco, depois de duas vitórias no Campeonato Nacional, vão tentar forçar o terceiro jogo (finalíssima). Para o efeito, têm a obrigação de derrotar o arqui-rival na sexta-feira.

Independentemente da diferença de cestos marcados e sofridos, uma vitória do Petro de Luanda adia a decisão da prova para sábado no mesmo pavilhão.

Estarão frente a frente as duas melhores equipas de África. Aguarda-se por uma partida equilibrada com basquetebol de alto nível, como aconteceu na primeira mão.

Carlos Almeida e Miguel Lutonda deverão ser as principais apostas do técnico português ao serviço do 1º de Agosto, Luís Magalhães, tendo em conta a prestação dos mesmos no último desafio, onde marcaram 34 e 13 pontos, respectivamente, auxiliados por Armando Costa e Kikas Gomes. O extremo Olímpio Cipriano, lesionado, continua a ser a única baixa do plantel.

Do lado dos "tricolores", o poste Victor Muzadi, a recuperar de uma operação, está em dúvida. Milton Barros, que saiu lesionado no encontro passado, está apto, assim como os restantes jogadores.

Ao contrário da fraca prestação que tem tido esta época, Carlos Morais, a principal referência do conjunto, evidenciou-se na terça-feira com 29 pontos e poderá ser um dos trunfos de Alberto de Carvalho "Ginguba", assim como os norte-americanos Heshimu Evans e Frederick Gentry.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Top 5 final da taça

 
Posted by Picasa

D' Agosto 106 x Petro 93

Final da Taça de Angola a disputar à melhor de 3, a equipa militar começou com o pé direito. Com uma boa exibição colectiva e individual desde cedo os agostinos ganharam vantagem que com mestria geriram até ao apito final.

Por períodos:
1º 27 - 19;
2º 27 - 20;
3º 27 - 25;
4º 25 - 30.

Destaques: % de 3 pts, 46% contra 28% do Petro; L. Livres: 79 contra 63% do Petro.
Top 5: carlos Almeida, 45 pts de valorização, Kikas 16 pts, Armando 21 pts, Jordão 15 pts e Rodrigo 10 pts.
O 2º jogo realiza-se na próxima 6ª feira pelas 18h00 na Cidadela.

Militares cumprem deveres de casa

Jornal de Angola

ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

Após a vitória de ontem diante do Petro de Luanda, por 106-93, no jogo da primeira “mão”, o 1º de Agosto ficou mais perto de revalidar o título da 31ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.
Mais determinados, os militares do Rio Seco subalternizaram, no Pavilhão do CODENM, os petrolíferos do Eixo Viário, do primeiro ao último quarto.
A vencer por convincentes 54-38, ao intervalo, os detentores da Taça de Angola mantiveram o caudal ofensivo no reatamento da partida. Sem a chama que era de se lhe esperar, o Petro de Luanda foi presa fácil para os comandados de Luís Magalhães, que não pôde contar com os préstimos do influente extremo Olímpio Cipriano, por lesão.
Em noite de fraca produtividade para alguns jogadores, os tricolores fizeram uma partida sofrível a todos os níveis. Com inúmeras perdas de bola e excessos no ataque ao cesto, o conjunto do Eixo Viário não conseguiu se impor ante à armada agostina.
Ao contrário do que se esperava, o 1º de Agosto despiu-se do rigor táctico e pautou o jogo por acções ofensivas, marcando a primeira linha de passe, circulando a bola dentro dos 24 segundos, o que lhe deu o controlo do desafio.
Sombra de si mesmo, o Petro assistiu impotente ao poderio ofensivo militar. Alberto de Carvalho “Ginguba” tardou a reagir nas substituições e solicitações de descontos de tempo, deixando o adversário jogar a seu bel-prazer e dilatar a diferença pontual.
Num jogo em que perder por poucos pontos de diferença era primordial para encarar o próximo encontro, marcado para sexta-feira, às 18h00 no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, esperava-se mais entrega da formação que é considerada a segunda maior força do basquetebol angolano.

Carlos Almeida comanda "militares" na vitória sobre o Petro

(Angola Press)Luanda - Com 34 pontos de Carlos Almeida, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, o Petro de Luanda, por 106-93, em partida da primeira "mão" da final da Taça de Angola.

Deste modo, os "militares" seguem para o segundo confronto marcado para sexta-feira em vantagem, mas uma vitória dos "petrolíferos", por qualquer diferença pontual, força a realização de uma terceira partida, no sábado, denominada "finalíssima".

Esta noite, o 1º de Agosto, que não contou com Olímpio Cipriano, lesionado, foi superior ao seu adversário, tendo sido sempre a equipa mais esclarecida em termos defensivos e ofensivos. 27-18, nove pontos de diferença, foi o resultado no final do primeiro quarto a favor dos "rubro-negros".

Na segunda quarto, os pupilos do português de Luís Magalhães ampliaram a vantagem para 17 pontos, que foram geridos ao longo do desafio.

O Petro de Luanda, com Carlos Morais, segundo melhor marcador com 29 pontos, tentou virar o quadro do jogo mas conseguiu apenas reduzir para 13 pontos, fixando o resultado final para 106-93.

O desafio ficou marcado por uma paragem de cerca de 25 minutos por falta de condições técnicas, o que motivou os "tricolores" jogar sobre protesto.

A segunda mão será disputada sexta feira no pavilhão principal da Cidadela.

Com a arbitragem do trio internacional Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto e Osvaldo Neto, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (03), Armando Costa (15), Adilson Baza (02), Kikas Gomes (10), Felizardo Ambrósio (03), Vlademir Ricardino (02), Francisco Jordão (19), Muamba Ilunga (00), Carlos Almeida (34), Miguel Lutonda (13), Rodrigo Mascarenhas (05), Simão João (00).

Treinador: Luís Magalhães (português)

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (11), Roberto Fortes (07), Carlos Morais (29), Fernando Albano (06), Frederick Gentry (15), Paulo Santana (10), Francisco Horácio (00), Milton Barros (02), Heshimu Evans (13), Victor de Carvalho (00), Vlademir Pontes (00), Abdel Bouckar (00).

Treinador: Alberto de Carvalho (angolano)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Petro de Luanda e 1º de Agosto preparam final da Taça de Angola

As equipas seniores masculinas de basquetebol do Petro de Luanda e do 1º de Agosto realizam hoje, em dose dupla, às 9h00 e 16h00, nos respectivos campos, Eixo Viário e CODENM, as últimas sessões de treino, tendo em vista a disputa, amanhã, da primeira-mão da final da XXXI edição da final da Taça de Angola.
Com os mesmos propósitos na prova, o de conquistar o segundo troféu mais importante do calendário da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), petrolíferos e militares do Rio Seco procuram, hoje, limar arestas e trabalhar na concepção do modelo de jogo a adoptar.
Os timoneiros das duas formações, Alberto de Carvalho “Ginguba”, Petro de Luanda, e Luís Magalhães “Papa Títulos”, 1º de Agosto, vão ainda procurar corrigir o posicionamento táctico dos seus atletas. Nesta vertente, Luís Magalhães tem mais trabalho.
No final do jogo da segunda-mão da meia-final diante do Recreativo do Libolo, com quem perdeu por 75-79, o técnico militar disse não ter gostado da postura táctica da sua equipa, e garantiu que vai trabalhar para evitar que se cometam os mesmos erros frente ao eterno rival desportivo.
Em suma, até porque a época entra a partir da próxima semana, dia 21, na etapa decisiva, os dois treinadores vão consolidar os aspectos técnico-tácticos, incidindo a preparação nos lançamentos de curta e longa distância, lances livres e o habitual jogo treino entre os integrantes do plantel.
Sem casos clínicos na equipa, Ginguba pode respirar de alívio. O mesmo não se pode dizer de Papa Títulos que tem em dúvida o irreverente extremo Olímpio Cipriano, a contas com uma lesão na perna direita.

D'Agosto na Final da Taça

Na 2ª mão da única meia final que se disputou ( na outra meia final não foi realizado qualquer jogo por falta de comparência do ASA)a equipa militar conseguiu num jogo sofrido, gerir o resultado que trazia da 1ª mão e assim atingiu o objectivo de estra presente na Final da Taça de Angola.
Com 9 pontos de vantagem conseguidos no campo do Libolo, para não falar dos 24 pontos do 1º jogo, que um incompreendido corte de energia desfez com a anuência da Federação Angolana de Basquetebol, a equipa militar mesmo sem contar com Olimpio Cipriano (lesionado)ao perder por 4 pontos apurou-se para a Final a disputar a 14 e 17 de Abril.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

 
Posted by Picasa

Libolo 79 x D'Agosto 88

Desda vez não houve o vergonhoso corte de energia e mesmo com a lesão do Olimpio Cipriano, os militares uniram-se e contra tudo e todos conseguiram uma importante vitória na 1ª mão das meias finais da Taça de Angola.

Por períodos:
1º 19 - 22;
2º 21 - 15;
3º 17 - 21;
4º 22 - 30.

Destaque: Para a grande atitude colectiva da equipa. Com a grande injustiça de terem visto o seu trabalho adulterado por interpretação do regulamento que mais uma vez beneficiou quem não o cumpre.
Uma vergonha para um País de Basquetebol que tem responsabilidades uma vez que para além de ser Campeã Continental de Nações é também de Clubes.
Mesmo assim os militares deram uma imagem de rigor colectivo e de uma atitude que deve dignificar aqueles que representam as Forças Armadas de Angola.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meias Finais da Taça de Angola

Vergonha!
Esta é o sentimento que todos devem sentir após a data de realização da 1ª mão das meias finais da Taça de Angola em basquetebol. É importante recordar a todos que Angola no Basquetebol tem responsabilidades acrescidas uma vez que é Campeã Continental de Nações e Clubes.
No 1º jogo agendado para as 16h00, a equipa do ASA deu falta de comparência apesar de estar no Pavilhão, invocando razões de falta de pagamentos.
Como se não bastasse, perto do final do 3º período da 2ª meia final, quando o D'Agosto conseguia a maior diferença pontual (24 pontos) a electricidade foi abaixo(???). Como as regras ainda favorecem os batoteiros, a equipa do Libolo auxiliada pela equipa de arbitragem decidiram que não se fazia o jogo, sendo novo jogo marcado para 5ª feira, 09/04/09. Logo que ficou decidioo que o jogo não se realizava, a electricidade nunca mais faltou... coincidências. Diz o regulamento de provas que a equipa que joga em casa, deve providenciar todas as condições para a realização do jogo, se não apanha falta de comparência... mas o jogo foi mandado repetir, começando de novo com o resultado em 0-0, enfim justiça e verdade desportiva que temos!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Meias Finais da Taça de Angola

Começam já amanhã dia 07 de Abril de 2009 a disputar-se as meias finais da Taça de Angola. Estes eliminatórias e a final disputam-se em duas mãos.

Programa dos jogos:
07/04/09 16h00 Pav. Principal da Cidadela, Petro x ASA;
19h00 " " " Libolo x D' Agosto.

10/04/09 16h00 Pav. Anexo II da Cidadela, ASA x Petro;
19h00 " Rio Seco D' Agosto x Libolo.

A Final disputar-se á nos dias 14 e 17/04/09.

II Fase do Campeonato Nacional de Angola

Terminou no Sábado a II fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Com a derrota do ASA perante o Libolo no jogo em atraso, que de acordo com os regulamentos deveria ter sido realizado do Domingo ou 2ª feira passada, o Petro terminou em 1º lugar com os mesmos pontos que o 1º de Agosto, mas com a vantagem de ter ganho o confronto directo.
Assim a classificação para a fase final ficou assim ordenada:
1º Petro, 4 vitórias e 1 derrota, 9 pontos;
2º 1º de Agosto,4 vitórias e 1 derrota, 9 pontos;
3º Libolo, 3 vitórias e 2 derrotas, 8 pontos;
4º ASA, 2 vitórias e 3 derrotas, 7 pontos;
5º Promade, 1 vitória e 4 derrotas, 6 pontos;
6º Inter, 5 derrotas, 5 pontos.

Para a 3ª fase serão constituídos grupos de 4 equipas, sendo que o grupo A irá discutir o Título.
Grupo A:
Petro, D'Agosto, Libolo e ASA.
Esta fase terá o seu início em 21 de Abril, com 3 jogos semanais (3ª, 6ª e Sábado).

Top 5 (4)

 
Posted by Picasa

D'Agosto 98 x Libolo 90

Jogo com duas partes distintas. A primeira com dominio da equipa militar e a segunda com algum ascendente do Libolo.

Por períodos:
1º 31 - 24;
2º 25 - 15;
3º 19 - 23;
4º 23 - 28.

Destaques: Top 5 (4) Valorização: Olimpio 40 pts, Kikas 16 pts, Rodrigo 15 pts e Miler 11 pts.Para este top entram os cinco jogadores mais valorizados tendo que alcançar o duplo digito, isto é um minimo de 10 pts.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Grandes confirmam semi-finais da Taça de Angola

(Jornal de Angola)

Petro de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Recreativo do Libolo confirmaram, ontem, a passagem às meias-finais da XXXI edição da Taça de Angola em Seniores Masculinos de Basquetebol.
Apesar de ter perdido diante do Promade de Cabinda por 65-58, o Recreativo do Libolo, equipa estreante na mais alta roda do basquetebol nacional, garantiu a presença na penúltima etapa da prova graças à vitória expressiva, conquistada no desafio da primeira-mão, por 97-58.
Ontem, nos outros jogos da segunda-mão, o Petro de Luanda voltou a vergar o Cduan, por 86-71, ao passo que o ASA venceu o Interclube, por 98-86.
Com estes resultados, as três formações confirmaram o favoritismo de candidatas à outra fase e à conquista da Taça de Angola, o segundo troféu mais importante da temporada depois do Campeonato Nacional.
Arrogantes na abordagem da partida, os aviadores apresentaram-se em grande nível no Pavilhão 28 de Fevereiro, pertença dos polícias. Ao intervalo, fruto da avalanche ofensiva, os aviadores venciam por convincentes 53-41.
Bem na sub-marcação das primeiras linhas de passe, e muito melhor no ataque ao cesto adversário, onde se notabilizou o extremo José Nascimento que, até antes da sua saída no início do segundo quarto por lesão, tinha convertido em 13:37 minutos, 15 pontos, uma assistência, e quatro ressaltos.
O Interclube foi um oponente frágil para a formação do aeroporto que, desde cedo, assumiu as iniciativas do desafio.
O 1º de Agosto, detentor do título, está já apurado para as meias-finais ao afastar o Clube Desportivo da Huíla.
Eis o emparceiramento dos desafios das meias-finais cuja disputa, a duas mãos, inicia no dia 7 do corrente: 1º de Agosto – Recreativo do Libolo e Petro de Luanda – ASA.